Dicas de comunicação no momento de crise

Mariana Queiroz

Ao contrário do que pensam e fazem algumas empresas nos momentos de crise, SIM, é importante comunicar-se em períodos de turbulência. 

Muitos segmentos de atuação passam por crises, é só analisar as quedas de diversos setores como a construção civil, o automobilístico, a indústria, entre outros. 

Neste momento, dá vontade de esconder, cortar todos os custos possíveis, esperar a crise passar.

 Cada empresa terá sua estratégia, no entanto, todas devem saber que independentemente das medidas tomadas, a comunicação, neste momento, deve ser priorizada, Sim. E os colaboradores são o principal público nesta jornada.

 Abaixo, enviamos seis dicas de comunicação no período da crise, listadas pela Revista Comunicação Empresarial. Implemente-as!

 

Plant in dried cracked mud

Plant in dried cracked mud

  1. Mostre-se VIVO

 

Nos momento de crise, a empresa, mais do que nunca, precisa mostrar-se ativa. Mantenha os canais de comunicação abertos e contemple todos os públicos da companhia.

 

  1. Seja TRANSPARENTE

 

Se tiver que dar uma má notícia, seja rápido e o mais verdadeiro possível. O pior que pode acontecer é o seu público, especialmente o funcionário, ficar sabendo de cortes ou demissões a partir de canais externos. Ele se sentirá traído e isto será repercutido de maneira negativa.

 

  1. Estimule o pensamento INOVADOR

São nos momentos de crise que surgem as melhores ideias. Será que não é o momento de avaliar a comunicação realizada e estimular a sua equipe a pensar em novas soluções? Todos que atravessam uma crise saem fortalecidos dela, e a empresa ganha comprometimento e união.

 

  1. Reforce a COMUNICAÇÃO INTERNA

Nas horas difíceis, utilize da comunicação interna! O clima organizacional está vulnerável e é hora de se aproximar dos colaboradores utilizando dos mais diferentes recursos.  

 

  1. Fique de olho nas OPORTUNIDADES

 

 Nem todos os segmentos foram afetados pela crise. Fique de olho nas oportunidades para expandir em seu segmento e torne-se referência, reforçando o seu posicionamento no seu segmento.

 

  1. CALMA, vai passar!

O cenário é ruim, mas é importante saber que a economia é feita de ciclos. Tomar decisões radicais durante as tempestades pode gerar prejuízos à empresa a longo prazo. Aprender a passar por momentos difíceis e contornar uma crise pode trazer muita aprendizagem para crescer em momentos mais positivos da economia.

 

 

 

 

 

 

Related Posts

Medo das reclamações dos clientes nas Mídias Sociais? Mariana Queiroz / / Agência

O caso Animale mostra que não é possível mais se esconder    A questão ocorrida com a loja de roupas Animale, na rua da Oscar Freire, em São Paulo, mostra o quão vulnerável estão as marcas e as empresas num mundo transmidiático em que a velocidade da informação é incontrolável. O depoimento de um pai […]

read more
A comunicação das empresas por uma causa – Busca de propósito das marcas nunca foi tão importante Mariana Queiroz / / Uncategorized

Em mundo complexo e de certa forma saciado por competitividade e ofertas excessivas por consumo, a associação por uma causa tem rendido grandes diferenciais. A Lola cosméticos, por exemplo, em uma ação ousada, porém bastante certeira, escolheu uma modelo transexual com estética diferenciada para representar sua marca. Leia mais em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/maria-clara-araujo-a-primeira-garota-propaganda-trans-do-brasil-1913.html. Em um momento onde a […]

read more